Hubble detecta um cometa enorme que passará pelo Sol em 2031

Embora os cometas possam ser distinguidos por suas caudas fluidas, que podem se estender por milhões de quilômetros, o núcleo de um cometa é seu núcleo sólido. Este núcleo consiste em gelo e poeira, formando uma bola de neve imunda.

Embora a maioria dos núcleos de cometas conhecidos tenha alguns quilômetros de largura, os astrônomos usando o Telescópio Espacial Hubble descobriram o cometa C/2014 UN271 com um núcleo de 85 quilômetros de largura. Isso é mais que o dobro da largura de Rhode Island.

Este núcleo é cerca de 50 vezes maior que o de outros cometas, e sua massa é estimada em cerca de 500 trilhões de toneladas, o que é 100.000 vezes maior que a massa de um cometa típico.

O cometa está se movendo a 22.000 milhas por hora da borda do nosso sistema solar e se aproximará de nós em 2031. Mas nunca chegará a menos de um bilhão de milhas do Sol – um pouco mais longe do que a distância entre a Terra e Saturno.

O cometa foi descoberto pelos astrônomos Pedro Bernardinelli e Gary Bernstein enquanto pesquisavam imagens de arquivo tiradas pelo Dark Energy Survey no Observatório Interamericano Cerro Tololo, no Chile. O cometa foi visto pela primeira vez em 2010, também conhecido como Cometa Bernardinelli-Bernstein Em homenagem aos seus descobridores. Desde então, os astrônomos observaram o cometa com telescópios terrestres e espaciais.
Em janeiro, pesquisadores usaram o Telescópio Espacial Hubble para tirar cinco fotos do cometa. As imagens fazem parte de um novo estudo publicado terça-feira em Cartas de periódicos astrofísicos.

O coautor do estudo David Jewett, professor de ciências planetárias e astronomia da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, disse em um comunicado. “Sempre suspeitamos que este cometa deve ser grande porque é tão brilhante a uma distância tão grande. Agora confirmamos que é.”

READ  Preparando os astronautas para os desafios mentais e emocionais do espaço profundo

Os cometas são relíquias dos primórdios do sistema solar, remanescentes gelados da época em que os planetas se formaram. A gravidade do maior dos planetas empurrou cometas para a nuvem de Oort, e a nuvem agora abriga cometas distantes na borda do nosso sistema solar que se estende até o espaço profundo. Os cometas retornam ao Sol quando suas órbitas são submetidas à atração gravitacional das estrelas que passam.

O maior cometa conhecido está se aproximando o suficiente de nós para ser visível

Dentro de alguns milhões de anos, a órbita do Cometa Bernardinelli-Bernstein retornará à nuvem de Oort.

“Isso é incrível, dado o quão ativo é quando ainda está longe do sol”, disse o autor principal Man Tu Hui, professor associado da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau em Taipa, Macau, em comunicado. “Pensamos que o cometa poderia ser muito grande, mas precisávamos dos melhores dados para confirmar isso.”

A equipe de pesquisa usou dados do Hubble para distinguir o núcleo de um cometa do coma, ou o envelope empoeirado que envolve um cometa à medida que se aproxima do sol.

O calor do sol aquece o cometa à medida que ele se aproxima, fazendo com que partes dele sublimem ou passem de sólido para gás. Este coma nublado é a razão pela qual os cometas parecem tão misteriosos quando os vemos através de telescópios.

Jewett disse que a análise da equipe revelou não apenas o tamanho do núcleo, mas o fato de ser mais escuro que o carvão.

Da Alcor a Zappafrank: como as estrelas e os corpos celestes receberam seus nomes

O cometa experimenta uma órbita elíptica de 3 milhões de anos de comprimento. Está agora a menos de dois bilhões de milhas do nosso sol.

Os astrônomos esperam que um estudo do cometa Bernardinelli-Bernstein revele mais sobre a nuvem de Oort, que foi levantada pela primeira vez pelo astrônomo holandês Jan Oort em 1950. A nuvem permanece teórica porque está muito longe para ser observada, então a maior estrutura em nossa sistema solar é essencialmente invisível.

READ  Grande Barreira de Corais sofre branqueamento de corais ‘mais severo’ de todos os tempos, enquanto imagens mostram danos a 18 m de profundidade | Crise climatica

A espaçonave Voyager da NASA não alcançará a nuvem interna de Oort por mais 300 anos – e pode levar 30.000 anos para passar por ela. Mas cada cometa que se aproxima do Sol revela mais detalhes sobre sua misteriosa casa.