Rússia declara The Moscow Times “indesejável” em meio à repressão às críticas

O Gabinete do Procurador-Geral russo declarou na quarta-feira o The Moscow Times, um jornal online popular entre a comunidade de expatriados russos, uma “organização indesejável”.

Esta nomeação ocorre em meio Repressão estrita Em crítico A mídia Isto significa que o jornal deve parar de operar na Rússia e que qualquer russo que coopere com o jornal enfrentará até cinco anos de prisão.

É um procedimento mais severo do que Designação “Agente Estrangeiro” Uma nova lei sobre a comunicação social foi implementada em Novembro, submetendo indivíduos e organizações a um maior escrutínio financeiro e exigindo que qualquer dos seus materiais públicos inclua de forma destacada um aviso declarando-os como agentes estrangeiros.

O Moscow Times já transferiu as suas operações editoriais para fora da Rússia em 2022, depois de aprovar uma lei que impõe sanções rigorosas a material considerado ofensivo aos militares russos e aos seus aliados. Guerra na Ucrânia.

A revista é publicada em inglês e russo, mas o seu site em russo foi bloqueado na Rússia vários meses após o início da guerra na Ucrânia.

Numa nota aos editores sobre a decisão, o jornal disse: “A designação do Moscow Times como ‘indesejável’ é o mais recente de muitos esforços para suprimir a nossa reportagem sobre a verdade na Rússia e a sua guerra na Ucrânia… Esta designação tornará torna mais difícil para nós fazer o nosso trabalho, expor repórteres e coordenadores na Rússia corre o risco de ser processado criminalmente e torna as fontes mais relutantes em falar connosco.

O jornal disse: “Recusamos ceder a estas pressões e recusamos permanecer em silêncio”.

O jornal começou em 1992 como um jornal impresso diário distribuído gratuitamente em restaurantes, hotéis e outros locais frequentados por expatriados, cuja presença em Moscovo aumentou após o colapso da União Soviética. O jornal então reduziu sua edição impressa para semanal, passando a estar disponível online apenas em 2017.

READ  O Japão impõe uma taxa turística ao famoso “santuário flutuante”.

A Rússia cresceu nos últimos anos Visando pessoas sistematicamente e organizações críticas ao Kremlin, descrevendo muitas como “agentes estrangeiros” e algumas como “indesejáveis”. Outros meios de comunicação declarados spam incluem: Jornal independente Novaya Gazeta, Quem é o editor? Dmitri Muratov Ganhou o Prêmio Nobel da Paz e Site de notícias on-line Meduza.

A Rússia também prendeu figuras proeminentes da oposição, incluindo um ativista anticorrupção Alexei Navalny, Quem era ele Presidente Vladimir Putin O inimigo e oponentes locais mais urgentes Vladimir Kara Murza E Ilya Yashin.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *