Grupo tabloide britânico admite coletar ilegalmente informações sobre o príncipe Harry

LONDRES (AP) – O editor do tablóide britânico Daily Mirror admitiu e pediu desculpas por coletar ilegalmente informações sobre o príncipe Harry e disse que deve pagar uma indenização, no início da primeira investigação de hacking de telefone do príncipe.

O Mirror Group foi incluído nos processos judiciais que delineiam a defesa do jornal.

O grupo continuou a negar hackear telefones para interceptar mensagens de correio de voz e disse que Harry e três celebridades menos conhecidas fizeram suas reivindicações fora do prazo.

Mas admitiu que havia “algumas evidências de instrução de terceiros para se envolver em outros tipos de UIG (coleta ilegal de informações)” para cada um dos reclamantes, incluindo o duque de Sussex. Ele disse que iria “garantir uma compensação”, mas não especificou que forma poderia assumir.

“A MGN pede desculpas incondicionalmente por todas essas instâncias de UIG e garante aos reclamantes que tal conduta não ocorrerá novamente”, disseram os documentos do tribunal.

A editora disse que seu pedido de desculpas não foi um movimento tático para minimizar os danos, mas “tal conduta nunca deveria ter ocorrido”.

O julgamento foi a salva inicial de Harry em sua batalha legal contra a imprensa britânica. Harry e outras celebridades estão processando o ex-editor do Daily Mirror por invasão de privacidade.

É o primeiro dos três casos de hacking de telefone de Duke e ameaça fazer o que ele diz que sua família há muito temia: colocar um membro da realeza no banco das testemunhas para discutir as revelações embaraçosas.

As atividades questionáveis ​​duram mais de duas décadas, com jornalistas e detetives particulares interceptando mensagens de voz de membros da realeza, políticos, atletas, celebridades e até vítimas de crimes. Um escândalo estourou quando o hacking veio à tona.

READ  O prefeito de Miami, Francis Suarez, entrou com pedido para concorrer à presidência em 2024

Harry deve testemunhar pessoalmente em junho, disse seu advogado. Esta não é sua primeira aparição no tribunal superior, após sua aparição surpresa no mês passado observar um julgamento de quatro dias em um de seus outros casos.

Ele não apareceu para sua declaração de abertura no julgamento. Harry passou por Londres para a coroação de seu pai no sábadoRei Charles III, antes de partir imediatamente após a cerimônia Para voar de volta para a Califórnia para estar com sua família no aniversário de seu filho.

O príncipe travou uma guerra de palavras contra os jornais britânicos com reivindicações legais e em seu livro de memórias best-seller, “Spare”.”, prometendo tornar o trabalho de sua vida reformar a mídia que ele culpa pela morte de sua mãe, a princesa Diana. Morreu em um acidente de carro em Paris em 1997 enquanto tentava evitar os paparazzi.

Harry está processando os editores do Daily Mail e do The Sun por causa de um escândalo de invasão telefônica em 2011, que revelou que funcionários do agora extinto tablóide News of the World grampearam mensagens de voz de celulares após uma investigação de um ano sobre ética jornalística.

Harry delineou suas queixas contra a mídia em documentos judiciais, dizendo que a imprensa o perseguiu desde seus primeiros dias e criou uma narrativa que o retratava como uma “‘vara’, um ‘trapaceiro’, um ‘menor bêbado’.

“Olhando para trás agora, tal comportamento da parte deles era absolutamente desprezível”, disse ele em uma declaração de testemunha em um caso semelhante.

Seus casos podem prejudicar ainda mais os laços familiares desde que Harry e sua esposa Meghan deixaram a vida real em 2020 e se mudaram para a América depois de reclamar de atitudes racistas na imprensa britânica.

READ  Celtas versus. Bucks Score: Giannis Antotocounbo e Milwaukee ao vivo atualizações dos playoffs da NBA enquanto tentam fechar Boston

Os jornais do Mirror Group e outros editores se defenderam dizendo que Harry não conseguiu trazer seus casos dentro do prazo de seis anos.. O advogado de Duke argumentou que uma exceção deveria ser concedida porque os editores do crânio ativamente encobriram.

Em uma revelação chocante no mês passado, que desenterrou um episódio preocupante na vida de seu pai, Harry culpou a demora em abrir o caso..

Ele insistiu que foi impedido de processar o The Sun e outros jornais pertencentes ao magnata da mídia Rupert Murdoch por causa de um “acordo de divulgação” aprovado pela rainha Elizabeth II.

Harry disse em uma declaração de testemunha que isso acontecia porque ele queria evitar uma situação em que um membro da família real teria que se sentar no banco das testemunhas e relatar os detalhes específicos de mensagens de voz privadas e altamente confidenciais interceptadas. Jornais de grupos de notícias.

“A empresa estava incrivelmente nervosa com isso e queria evitar a todo custo o dano à reputação que sofreu em 1993”, disse ele, referindo-se a uma gravação vazada de uma conversa íntima – uma transcrição publicada no Sunday Mirror. Seu pai, então príncipe de Gales, estava com sua consorte, agora rainha Camilla, na qual ele se comparou a um absorvente interno.

Harry disse que seu irmão, o príncipe William, silenciosamente resolveu sua própria reivindicação de hacking com o grupo de notícias em 2020 por uma “grande soma”. Ele também disse que seu pai ordenou que a equipe do palácio desistisse de seu caso. Família.

A empresa de Murdoch negou que houvesse um “acordo de confidencialidade” e não quis comentar o suposto acordo. O palácio não respondeu aos pedidos de comentários.

READ  Inundações no Kentucky: Governador diz que o número de mortos 'pode dobrar', pois é difícil alcançar as pessoas nas áreas afetadas

Harry acusou repórteres do Daily Mirror, Sunday Mirror e Sunday People de usar métodos ilegais para coletar informações de sua família e amigos para quase 150 artigos. O jornal disse que seus repórteres estavam errados sobre como obtiveram as informações, dizendo que usaram métodos legais para vários artigos.

Em 2015, os editores do The Mirror publicaram um pedido de desculpas na primeira página pela invasão de telefones e triplicaram seu financiamento para 12 milhões de libras (US$ 15 milhões) para compensar as vítimas.

O Mirror Group disse que mais de 600 reivindicações foram resolvidas de cerca de 830 reivindicações. Dos 104 casos restantes, 86 foram arquivados com atraso, de acordo com documentos judiciais.

“Onde a história deu errado, reconhecemos, aceitamos toda a responsabilidade e pedimos desculpas incondicionalmente”, disse uma porta-voz dos jornais do Mirror Group antes da audiência. “Mas defenderemos vigorosamente nossos jornalistas contra alegações de irregularidades legais.”

Os casos foram acompanhados pela ex-integrante do Girls Aloud, Cheryl, propriedade do falecido cantor George Michael e do ex-jogador de futebol Ian Wright em um caso de teste que poderia determinar o resultado das reivindicações de hackers contra o Mirror Group.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *