Parece que o maior meteorito do mundo desapareceu em 1916. Por que não conseguimos encontrá-lo? Alerta científico

história Meteorito Chinguetti É um mistério muito convincente.

A rocha de ferro de 4,5 quilogramas (10 lb) foi supostamente retirada do topo de uma montanha gigante de ferro de 100 metros (328 pés) de largura – sugerida como sendo um enorme meteorito – na África em 1916.

Apesar de inúmeras pesquisas, a existência deste meteorito parental maior não foi confirmada. Agora, uma equipe de pesquisadores está de volta ao caminho certo.

Se existir, esta montanha de ferro representaria o maior meteorito do planeta, de longe – e cientistas do Imperial College London e da Universidade de Oxford, no Reino Unido, querem usar mapas de anomalias magnéticas (como grandes aglomerados de ferro) para tentar Para encontrar isso.

Para começar, o pedaço menor de meteorito foi originalmente recuperado pelo oficial consular francês Capitão Gaston Ripert, que disse ter sido vendado e direcionado para a “Colina de Ferro” por um chefe local.

Um pedaço do meteorito Chinguetti. (Claire H/Flickr/CC-BY-SA-2.0)

O meteorito recebeu o nome da cidade vizinha de Chinguetti Mauritânia, noroeste da África. Todas as tentativas subsequentes de encontrar a gigante montanha de ferro da qual originalmente fazia parte, até a década de 1990, não conseguiram encontrar o local para onde Ribert foi transportado.

O que mais, Estudo de 2001 Concluiu-se que parte do ferro pedregoso mesossiderita Não poderia ter vindo de um bloco maior que 1,6 metros, com base na análise química do mineral.

O capitão Ripert estava mentindo? Ou simplesmente errado?

Talvez nenhum dos dois, como dizem os últimos pesquisadores que empreenderam a tarefa de encontrar o meteorito Chinguetti. Por exemplo, a falta de uma cratera de impacto pode ser o resultado da queda do meteorito em um ângulo muito baixo antes de atingir a Terra.

READ  A NASA sabe por que a Voyager 1 parou de funcionar, mas levará algum tempo para consertar
Mapa de meteoros
A equipe identificou áreas onde a montanha de ferro pode estar localizada. (Warren e outros, arXiv2024)

Pesquisas anteriores podem não ter rendido nada porque a Montanha de Ferro estava coberta de areia, ou porque as ferramentas utilizadas não eram precisas, ou porque a área de pesquisa estava no lugar errado com base nas instruções vagas de Ripert. Todas estas são possibilidades, dizem os cientistas num novo artigo.

Talvez o mais interessante seja que Ripert descreveu especificamente um recurso em Iron Hill. O capitão descreveu ter encontrado longas “agulhas” de metal que tentou remover com golpes da amostra menor do meteorito, mas não teve sucesso.

Os autores do artigo especulam que essas estruturas moles poderiam ser fases de níquel-ferro conhecidas como “estruturas de Thomson”. Isto era inédito em 1916, e é improvável que Ripert tivesse feito tal observação.

Pela primeira vez, os investigadores usaram modelos digitais de elevação, dados de radar e entrevistas com cavaleiros de camelos locais para identificar as áreas para onde Ribert pode ter sido transportado, com base no seu relatório de uma viagem de meio dia.

Usando alturas de dunas de areia que poderiam esconder o meteorito gigante como guia, a equipe identificou áreas de interesse e solicitou dados de pesquisa aeromagnética para esses locais ao Ministério de Petróleo, Energia e Minas da Mauritânia. Até o momento, o acesso a esses dados ainda não foi concedido.

Uma abordagem alternativa é examinar a área a pé em busca do meteorito há muito perdido, embora isso possa levar várias semanas.

“Se o resultado fosse negativo, a explicação para a história de Ribert permaneceria sem solução, e os problemas das agulhas flexíveis e da descoberta casual da mesosiderita permaneceriam.” Ele escreve Pesquisadores.

As novas descobertas dos pesquisadores ainda não foram revisadas por pares, mas podem ser acessadas em um servidor de pré-impressão arXiv.

READ  Sensor defeituoso pode ter eliminado o enorme lançamento de foguete SLS da NASA